BLOG   •  SOBRE   •   PORTFOLIO   •   INSTAGRAM   •   CONTATO

                   

16 maio 2014

Ilustração para rótulos de vinho e chá

Mais um trabalho que eu adorei fazer na Universidade do Porto. O exercício consistia em fazer duas ilustrações, uma para rótulo de vinho, outra para rótulos de chá, explorando a retórica informativa e poética – numa o conceito deveria estar relacionado directamente com o produto/região/outro e na outra se estabeleça uma relação poética, isto é, uma narrativa não literal.

Este exercício foi feito na aula de ilustração 2, do professor (e também ilustrador de contos infantis) António Modesto. Abaixo vocês podem conferir o resultado final, no final da postagem vocês poderão ver o passo a passo para estes dois trabalhos :)






Rótulo com abordagem literal
catarina

Na elaboração do rótulo para o Chá Verde Catarina, quis fazer uma homenagem à Portugal, devido à sua grande importância na história do Chá, ainda por muitos
desconhecida: este país, além de ter sido o primeiro da Europa a importar o chá do oriente, foi também o primeiro país europeu a produzir chá (no caso, o verde).

Chá verde: a opção por chá verde deu-se por conta da tradição no cultivo deste tipo de chá em Portugal.

Estética: optei por utilizar grafismos que remetessem a adornos comuns na porcelana clássica portuguesa. A figura central é a Rainha Portuguesa Catarina de Bragança, a quem é atribuída a criação o hábito do chá das 5.









Rótulo com abordagem poética
bastardo

Bastardo é um vinho do Douro. A escolha do nome deu-se após uma pesquisa por castas de vinhas comuns à região, com a escolha por "bastardo", um nome forte e sonoro.

Estética: optei por utilizar traços mais espontâneos, dinâmicos e que trouxessem um caráter irreverente. Quanto a técnica, optei por usar a serigrafia, por ser uma edição especial da marca.

Os cães: A escolha pelos cães para a imagem da marca foi motivada pelos seguintes fatores: - procurando o significado da palavra Bastardo, percebi que alguns de seus sinônimos populares eram "vira-lata". imediatamente fazendo referência aos cães. Popularmente conhecidos como os "melhores amigos do homem" a sua adoção como imagem seria uma maneira de aproximar o cliente da marca.






making of


A ilustração final para o chá catarina foi finalizada em lápis de cor, com toques de nanquim e aquarela:





Para a embalagem de vinho fiz uma sequência de três desenhos simulando a corrida de um cão. No processo, primeiro finalizei em nanquim à mão e depois vetorizei para criar o pattern.








E aí, o que acharam? :)

Blog Widget by LinkWithin