BLOG   •  SOBRE   •   PORTFOLIO   •   INSTAGRAM   •   CONTATO

                   

23 junho 2013

Quadrinhos – uma primeira investida

Nos últimos meses dediquei um pouco do meu tempo à leitura de histórias em quadrinhos. Já conhecia alguns artistas, mas nunca me aprofundei nesse meio – minha praia sempre foi a dos livros ilustrados. Porém, principalmente depois de começar a ler quadrinhos franceses meu interesse com as hq's se intensificou e, com ele, a vontade de voltar a fazer quadrinhos, com o objetivo de aprender mais sobre a linguagem das hq's e sair da minha zona de conforto. Até agora esta iniciativa tem rendido bons frutos, e estou gostando dos resultados :)

Pude perceber que os quadrinhos possuem uma relação muito presente com o texto: onomatopéias, balões de fala, caixas de texto por todos os lados (com isto não quero dizer que os livros ilustrados não poderiam conter estes recursos, mas que em quadrinhos esta é a linguagem mais caraterística). Organizar estes elementos de forma fluida é um verdadeiro desafio, ainda mais para quem não está acostumado, e um ótimo exercício para sua capacidade de compor texto e imagem. 

Timing, harmonia cromática, quantidade de quadros, bem como o tamanho e proporção destes nas páginas – tudo deve ser pensado e trabalhado. Senti, também, que ter conhecimentos de desenho de figura humana, cor, composição, perspectiva e desenho de cenário são indispensáveis para obter bons resultados e deixar o quadrinho mais dinâmico. Por esses motivos, essa experiência fez minha admiração por quem faz hq's crescer.

Abaixo vocês podem conferir o primeiro exercício de composição que fiz, com o roteiro dado pelo professor. A técnica utilizada foi a aquarela:







Nas próximas postagens já trarei estudos e artes referentes a minha hq – aproveito para adiantar que se trata de um conto de Andersen adaptado por mim :}

Blog Widget by LinkWithin