BLOG   •  SOBRE   •   PORTFOLIO   •   INSTAGRAM   •   CONTATO

                   

29 abril 2014

Ilustração para capa da revista "Time Out Porto"





Mais um projeto realizado durante a minha estadia no Porto! Este foi para a matéria de Ilustração, do professor Júlio Dolbeth. A proposta era fazer duas capas de revista, utilizando como base duas matérias da Time Out Porto: "Cozido à Portuguesa – nosso top 10" e "Os 30 melhores museus do Porto e arredores".

A Time Out é uma revista que está presente em diversas metrópoles mundiais, e seu conteúdo é voltado para a cultura da própria cidade em questão, incluindo gastronomia, entretenimento, compras, etc. Sua primeira edição, a Time out London, data de 1968. No Porto, ela teve sua primeira tiragem em Abril de 2010.

O professor acompanhou todo o processo, estimulando o questionamento acerca de diversas questões, entre elas: as formas de trabalhar a composição dos elementos para tornar a capa de revista atrativa ao leitor, a adequação da imagem em relação às expectativas do público alvo, e o próprio diálogo com o tema, ou seja, se conseguimos passar a mensagem pretendida.

O maior desafio nesse trabalho foi pensar em uma ilustração adequada para notícias portuguesas, em uma revista para portugueses. Fatalmente o público alvo domina mais o assunto do que eu, uma brasileira residente em Portugal há menos de cinco meses, então não adiantaria eu tentar me aventurar na representação de elementos que não me fossem familiares. Assim, optei por desenvolver o tema utilizando recursos que eu tivesse um prévio conhecimento, e pudessem fazer referência à proposta.








Processo e conceito







Capa 1
Como eu nunca nem sequer vi um cozido à Portuguesa, utilizei-me de três ícones para poder fazer essa capa: a tigela de barro, clássica e muito comum em Portugal, que estaria abrigando o cozido; a andorinha, espécie de ave tão famosa por aqui quanto o galo, com o chapéu de chef; e a medalha, pra ressaltar que aquele não era um cozido qualquer – era premiado.

Capa 2
Museus são como molduras: indispensáveis para qualquer exposição, ainda que apenas se sustentem a partir das obras de arte que abrigam. Nessa matéria, porém, o foco era nos museus, então optei por representar uma parede com diversas molduras em destaque, sem suas obras.






Espero que tenham gostado :)
Vejam mais trabalhos que eu fiz durante minha breve estadia na Universidade do Porto, clicando aqui


Blog Widget by LinkWithin