BLOG   •  SOBRE   •   PORTFOLIO   •   INSTAGRAM   •   CONTATO

                   

04 fevereiro 2013

Modelo vivo

A prática do desenho de modelo vivo é indispensável na formação dos artistas. Meu interesse principal nessa atividade sempre foi refinar o traço para a área da ilustração, mas ela trouxe uma melhora considerável em todos meus trabalhos de design. Por esse motivo, dedico dois dias da minha semana aos estudos com modelo: um, no ateliê de Bandeira de Mello; o outro, na UFRJ, como monitora e aluna de Ary Moraes.

A técnica que mais me identifiquei foi o pastel seco. Em breve farei um post exclusivo para a técnica, mas abaixo vocês podem conferir alguns trabalhos que fiz com este e outros materiais, entre 2012 e 2013. Também discorro sobre a importância do estudo do desenho para o design.


Pastel seco sobre papel Mi-teints A2
Desenho feito em 2013
Carvão sobre Canson A1 (ainda em processo)
Desenho feito em 2013 no ateliê de Bandeira de Mello.

// design
Como monitora de desenho e modelo vivo pude perceber que, da mesma forma que todas as outras matérias obrigatórias, muitos alunos estão lá apenas para cumprir a grade. Desses, a maioria nem sequer gosta de desenhar (!). Verdade seja dita, para fazer design hoje em dia não é preciso ser o novo Leonardo da Vinci, mas o mínimo domínio do material é indispensável; é preciso conseguir passar uma idéia para o papel. O que sempre digo para meus alunos é que modelo vivo não é só uma questão de desenvolver a técnica do desenho, mas, principalmente, é para desenvolver nosso olhar. Como  Bandeira de Mello diria: "Não estou aqui para ensinar vocês a desenhar, mas para ensiná-los a ver". 

Em termos práticos, as aulas de modelo vivo melhoraram meus trabalhos de design em questão de composição, grid, proporção, modelagem da forma, equilíbrio, harmonia, cor, etc., e por isso acredito que ela seja indispensável para os jovens designers. Aos que querem ser ilustradores, então, nem se fala.


Pastel seco & conté sépia sobre papel Mi-teint
Desenho feito em 2013 no ateliê de Bandeira de Mello

Estudo a grafite no Sketchbook
 Feito em 2012 no ateliê de Bandeira de Mello

Pastel oleoso sobre papel Mi-teints A2
Desenho feito em 2013 no ateliê da UFRJ

Blog Widget by LinkWithin